quinta-feira, 26 de maio de 2011

Eleição do DCE da Ufac suscita debates entre estudantes

http://www.contilnet.com.br/Conteudo.aspx?ConteudoID=12293



Alunos da Universidade Federal do Acre (Ufac) escolhem no dia 7 de junho os representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Três chapas participam da eleição, dentre elas a chapa 3, intitulada “Da unidade vai nascer a novidade”.

Formada por universitários de vários cursos e de diferentes ideologias e opiniões, a chapa 3 quer um DCE mais atuante e próximo da comunidade acadêmica.

“O DCE não serve somente para emitir carteirinhas de estudantes e abrir sala de jogos. Deve, sim, ouvir todos os alunos e defendê-los nas necessidades”, declara a coordenadora-geral da chapa, Maria Mariana Moura, acadêmica de direito.

Foi ela quem organizou e liderou o movimento de estudantes que exigiu a validação do resultado do vestibular anulado pela Justiça Federal ano passado. A jovem buscou apoio dos parlamentares acreanos e não descansou até encontrar solução com os procuradores do Ministério Público Federal.

No ano passado, a Ufac ofereceu 2.100 vagas em 43 cursos nos municípios de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. O orçamento anual da instituição gira em torno de 30 milhões de reais.

Há muito tempo, no entanto, universitários denunciam a falta de professores, imperícia e corrupção por parte dos administradores, distanciamento da sociedade, condições precárias da estrutura física dos blocos e insegurança no campus.

Após ouvir as demandas dos acadêmicos, a chapa 3 resolveu defender sobretudo a realização mais freqüente de eventos culturais e desportivos, reativação da Rádio DCE e ouvidoria, incentivo e colaboração na organização dos centros acadêmicos, etc.

Qualquer aluno regularmente matriculado na Ufac pode votar no dia 7. Basta procurar a comissão eleitoral no bloco em que estuda.

Para conhecer mais as propostas da chapa 3, há o blog www.chapa3dceufac.blogspot.com e o perfil no Twitter (@chapa3ufac).


Nenhum comentário:

Postar um comentário